WTC Cria Grupo Para Fortalecer O Mercado De Fusões E Aquisições Na Região Sul eventos 05/03/2023

WTC Cria Grupo Para Fortalecer O Mercado De Fusões E Aquisições Na Região Sul

om intuito de melhorar a competitividade internacional das empresas do Sul do Brasil, o WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre lançou, nesta semana, o MAG (Mergers and Acquisitions Group), grupo feito para discutir as perspectivas para 2022 de fusões e aquisições dos principais negócios dos três estados, em suas fases de planejamento, negociação, e pós deal. Neste primeiro encontro, o MAG recebeu o palestrante Marco Gonçalves, head de M&A da XP Investimentos. O evento, que faz parte do Programa WTC de Competitividade, aconteceu no formato híbrido e reuniu CEOs, CFOs, diretores e empreendedores interessados no tema.

O especialista, que lidera os processos de M&A na XP Investimentos, traçou um panorama do cenário de M&A no país dos últimos anos, apresentou cases e analisou as perspectivas para 2022 de fusões e aquisições dos principais setores e indústrias. Segundo ele, apesar de uma performance mais discreta nas transações entre 2019 e 2020, o movimento de ESG (ações sociais, de sustentabilidade e governança) e a aquisição de empresas que permitam a digitalização dos negócios dominam este mercado, com cerca de 60% das transações envolvendo tecnologia e setor digital.

“No ano que vem, por ser período eleitoral, haverá uma tendência menor de fusões e aquisições. Porém, o cenário nacional continuará a ser muito positivo para o setor de tecnologia, mais que para os setores industrial e de infraestrutura, onde já estão mais maduros e mais estabilizados”, destacou Marco Gonçalves. De acordo com o Ranking Dealogic de M&A 2021 YTD, a Equipe XP vem se posicionando entre as empresas líderes no ranking de fusões e aquisições no Brasil no ano de 2021.

Para o presidente do MAG, o executivo sênior de finanças Paulo Junqueira, muitas empresas que captaram recursos, há pouco tempo estão atentas às opções de aquisição que agreguem valor ao seu negócio e à sua estratégia de crescimento. “Apesar de não esperar o volume de negócios de 2020 e 2021, creio que 2022 continue com boas oportunidades de M&A.”

O que são processos de M&A

Os processos de M&A (Fusões e Aquisições, do inglês Mergers and Acquisitions) têm se tornado cada vez mais comuns como estratégia empresarial para gerar mais valor aos negócios. Neles, ao invés competirem por um mercado, as empresas se unem, podendo se beneficiar mutuamente, melhorando receita e margens, gerando assim mais valor para os negócios pós deal (após a transação).

Próximas reuniões

Os próximos encontros do MAG (Mergers and Acquisitions Group), ainda este ano, são no dia 23 de novembro, com a temática “Consideração tributárias para M&A”; e no dia 1º de dezembro, sobre “Profissionais de apoio no M&A. O que fazem e quando contratar?”.

De acordo com a presidente do WTC, Daniella Abreu, as temáticas dos grupos associados estão, neste ano, se adequando a uma nova realidade pós-pandêmica, em que em que unir forças e adquirir competências fortalece as empresas para a retomada econômica.

Link da matéria

Write a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *